Skip to main content

Fechando a boca

Voltar

          Quem nunca teve vontade de dividir sua comida com o cãozinho de estimação quando ele vem com aquela carinha de pidão para você? Muitos tutores ficam com dó e acabam cedendo, ou até já fazem disso um hábito frequente. O problema é que certos alimentos, mesmo alguns que consumimos no dia a dia, embora para o nosso organismo sejam inofensivos, para o dele pode causar sérios problemas.

          Os alimentos abaixo são alguns exemplos de alimentos proibidos.

. Chocolate: Este já não é novidade para muitos. O chocolate contém uma toxina chamada teobromina que pode intoxicar os cachorros e provocar diversas complicações.

 

. Doces: Não apenas os chocolates, mas os doces no geral não devem ser dados aos cães, pois o açúcar contido neles, além de predispor a obesidade, problemas dentais e diabetes.

 

.Uva e Uva Passa: Podem provocar insuficiência renal aguda nos cães, e isso com a ingestão de apenas seis uvas.

 

. Macadâmia: Esta noz contêm uma toxina ainda desconhecida pelos cientistas, porém, o que se sabe sobre ela é que tem a capacidade de afetar os músculos dos cães, além dos sistemas digestivo e nervoso.

 

. Alho: Causa irritações no intestino e no estômago dos cães, além de provocar danos sérios nas células vermelhas do sangue.

 

. Cebola: Contém tiosulfato, uma toxina que, quando ingerida, pode causar anemia. É importante reforçar que o risco para os cães é alto, independente da cebola estar crua, cozida ou desidratada.

 

. Massas: O fermento contido nas massas, responsável pelo crescimento, pode expandir dentro do estômago deles, fazendo com que sofram com gases e cólicas. Em casos mais sérios, corre-se o risco de ruptura intestinal.

 

. Comidas Gordurosas: Pizzas, queijos, frituras, salgadinhos são uma verdadeira tentação, porém, são tentações muito perigosas. Alimentos gordurosos podem provocar um desarranjo intestinal neles, e até mesmo pancreatite (inflamação do pâncreas).

 

. Bebidas Alcoólicas: O álcool é extremamente perigoso para os cães, pois, além de intoxicá-los, provocam uma série de problemas, como descoordenação, excitação, depressão, respiração lenta, ataque cardíaco, e, dependendo da quantidade que foi ingerida, pode levar até à morte.

 

. Leite e Derivados: A lactose contida no leite e nos derivados não consegue ser digerida pelos cães, e isso pode causar problemas digestivos e diarreias.

 

. Carnes Cruas e Ovos: Alimentos crus são verdadeiros problemas para os cães. Bactérias como a Salmonella e a E.coli provocam intoxicação, e podem levar até a morte.

 

. Espiga de Milho: O estômago dos cachorros não digere bem as sementes de milho. Caso sejam ingeridos em grandes pedaços, corre-se o risco de uma obstrução intestinal.

 

. Caqui, Pêssego e Ameixa: O problema com estas frutas está na semente delas. Caso sejam engolidas, são capazes de provocar inflamações e até mesmo obstruções no intestino delgado.

 

. Café: Além da cafeína, esta bebida contém uma substância chamada xantina, que provoca sérios danos aos sistemas nervoso e urinário dos cães. Prejudica também a circulação cardíaca, que fica mais agitada.

 

. Ossos: Apesar de parecer comum os cães roerem ossos, a ingestão deles é um perigo. Podendo causar ruptura do intestino

Dicas

Produtos

  • É um diurético a base de torasemida indicada para cães no tratamento dos sinais clínicos incluindo edema e derrame relacionados com a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).
     
    Composição
     
    Cada comprimido de UpCard 0,75 mg contém:
    Torasemida......................................................0,75 mg
    Excipiente q.s.p ...............................................75,0 mg
     
    Cada comprimido de UpCard 3 mg contém:
    Torasemida........................................................3,0 m
  • É indicada para cães, a partir dos 10 meses de vida e possui eficácia carrapaticida contra o carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenocephalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o flebotomíneo vetor da leishmaniose (Lutzomyia longipalpis).
     
    Composição
     
    Cada 100 g contém:
    Fipronil..........................................4 g
    Piriproxifeno.................................
  • É um antibiótico moderno de 3ª geração a base de marbofloxacina, com amplo espectro e elevada ação terapêutica de 24 horas, em comprimidos palatáveis, sulcados e de fácil administração. A única marbofloxacina do mercado indicada para cães e gatos e com possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.
     
     
    Composição
     
    Cada comprimido de MARBOCYL P 5 mg contém:
    Marbofloxacina ....................................5,0 mg
    Excipiente q.s.p ...................................
  • É um suplemento alimentar para cães, com a exclusiva combinação entre UC-II, Ômega 3 e Vitamina E, em tabletes mastigáveis e palatáveis que contribui com a saúde articular, mobilidade e flexibilidade, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.
     
    Composição
     
    Sulfato de cálcio dihidratado (gesso), farinha integral de centeio, glicerina, levedura seca de cervejaria, farinha de aveia, aveia floculada, farinha de fígado de frango, óleo de linhaça, colágeno de frango tipo II não desnaturado (1,49%), óleo de peixe refinado, pectina, ma
  • Clavaseptin® P, o antibiótico potente e eficaz para o tratamento de importantes infecções bacterianas que acometem cães e gatos. Possui ação sinérgica entre a amoxicilina e ácido clavulânico, atuando inclusive contra as bactérias produtoras de beta-lactamase. Clavaseptin® P é deliciosamente eficaz, sendo reconhecido como o 1º em palatabilidade no Reino Unido, recebendo da  ISFM - Internacional Society of Feline Medicine.