Skip to main content

Zoonoses causadas por parasitas intestinais de cães: um problema persistente de saúde pública

Voltar

Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses

 

A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.

 

As diversas funções desempenhadas pelos cães fortaleceram ainda mais essa relação. Com o tempo, os humanos passaram a considerar também as qualidades emocionais destes animais. Eles oferecem companhia, proteção e afeto, e começaram a ser considerados como membros das famílias.

 

Porém, a proximidade entre cães e humanos requer muito cuidado e atenção, uma vez que ela pode aumentar a probabilidade de transmissão de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas de animais contaminados para pessoas, principalmente devido à interação próxima que ocorre em ambientes domésticos.

 

“Os animais de companhia se tornaram membros da família. É comum que durmam na cama, sentem no sofá e frequentem a maioria dos ambientes da casa”, explica a médica-veterinária Patricia Guimarães, promotora técnica da Vetoquinol Saúde Animal. 

“Para a manutenção de uma relação saudável entre os pets e seus tutores, devemos dar atenção também à importância da vermifugação nestes animais. Alguns parasitas que acometem o intestino de cães podem ser transmitidos ao homem através da ingestão de ovos excretados nas fezes e que contaminam posteriormente o ambiente”, reforça Patrícia.

 

O parasitismo intestinal representa uma das principais causas de morbidade dos cães, chegando a causar óbito principalmente em filhotes não vermifugados. São mais de 50 tipos de vermes que podem infectar estes animais. A médica-veterinária ainda acrescenta: “Isso acende um alerta preocupante no que diz respeito à saúde pública. É dever do médico-veterinário orientar o tutor sobre a importância do cumprimento dos protocolos de vermifugação prescritos para os seus pets“.

 

A promotora técnica da Vetoquinol diz, “a preocupação com a saúde dos animais deve acompanhar o processo de mudança do papel dos pets nas residências. E isso está diretamente ligado ao sucesso do controle dos parasitas e potenciais zoonoses”.

 

Tendo como compromisso o controle das zoonoses e a promoção da saúde dos cães, a Vetoquinol Saúde Animal oferece Ciurex Plus Suspensão, vermífugo de amplo espectro de ação à base de pirantel, praziquantel e oxantel, como oportunidade para um melhor controle e tratamento dos principais parasitas intestinais que acometem os cães. Com auxílio de sua seringa dosadora e uma dose de 1ml por kg, Ciurex Plus Suspensão é de fácil administração e combate os principais parasitas cestódeos e nematódeos, dentre eles os transmissores de zoonoses: Taenia multiceps, Toxocara canis, Ancylostoma caninum, Dipylidium caninum e Echinococcus granulosus.

Dicas

Produtos

  • É um diurético a base de torasemida indicada para cães no tratamento dos sinais clínicos incluindo edema e derrame relacionados com a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).
     
    Composição
     
    Cada comprimido de UpCard 0,75 mg contém:
    Torasemida......................................................0,75 mg
    Excipiente q.s.p ...............................................75,0 mg
     
    Cada comprimido de UpCard 3 mg contém:
    Torasemida........................................................3,0 m
  • É indicada para cães, a partir dos 10 meses de vida e possui eficácia carrapaticida contra o carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenocephalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o flebotomíneo vetor da leishmaniose (Lutzomyia longipalpis).
     
    Composição
     
    Cada 100 g contém:
    Fipronil..........................................4 g
    Piriproxifeno.................................
  • É um antibiótico moderno de 3ª geração a base de marbofloxacina, com amplo espectro e elevada ação terapêutica de 24 horas, em comprimidos palatáveis, sulcados e de fácil administração. A única marbofloxacina do mercado indicada para cães e gatos e com possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.
     
     
    Composição
     
    Cada comprimido de MARBOCYL P 5 mg contém:
    Marbofloxacina ....................................5,0 mg
    Excipiente q.s.p ...................................
  • É um suplemento alimentar para cães, com a exclusiva combinação entre UC-II, Ômega 3 e Vitamina E, em tabletes mastigáveis e palatáveis que contribui com a saúde articular, mobilidade e flexibilidade, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.
     
    Composição
     
    Sulfato de cálcio dihidratado (gesso), farinha integral de centeio, glicerina, levedura seca de cervejaria, farinha de aveia, aveia floculada, farinha de fígado de frango, óleo de linhaça, colágeno de frango tipo II não desnaturado (1,49%), óleo de peixe refinado, pectina, ma
  • Clavaseptin® P, o antibiótico potente e eficaz para o tratamento de importantes infecções bacterianas que acometem cães e gatos. Possui ação sinérgica entre a amoxicilina e ácido clavulânico, atuando inclusive contra as bactérias produtoras de beta-lactamase. Clavaseptin® P é deliciosamente eficaz, sendo reconhecido como o 1º em palatabilidade no Reino Unido, recebendo da  ISFM - Internacional Society of Feline Medicine.