Skip to main content

Tá pesado!

Voltar

A obesidade é um problema que vem crescendo cada vez mais. Não só o Brasil, mas o mundo já registra altos índices do número de pessoas obesas. Mas engana-se quem pensa que este é um problema que ataca apenas os humanos. Animais domésticos também podem sofrer com este mal, que, inclusive, também está crescendo entre eles; embora não se tenham dados específicos, estima-se que 30% dos cães sofrem de obesidade, enquanto que nos gatos a estimativa é de 25%.

Por definição, obesidade é o excesso de gordura acumulado no corpo, e não deve ser confundido com inchaço ou retenção de líquido. Nos animais, a obesidade pode se dar de duas formas: fisiológica (consumo de alimentos impróprios ou em excesso, e falta de exercícios), ou patológica (disfunções hormonais ou estresse). Independentemente do tipo, trata-se de uma doença séria, e que necessita atenção, pois os problemas causados por ela não são poucos: osteoartrite, resistência à insulina, diabetes, pressão alta, dano do ligamento cruzado cranial, doença renal, câncer, diminuição da expectativa de vida, doenças cardíacas e respiratórias.

Além destes problemas gerados, a obesidade por si só já é um problema, pois assim como para os humanos é difícil emagrecer, para os animais também é, por isso, certas atitudes e alguns cuidados podem ajudar a combater, e até mesmo prevenir, este mal.

 

. Leve o seu animal de estimação ao veterinário com frequência: é importante que todos os exames e vacinas estejam em dia.

 

. Escolha a melhor ração: converse com o veterinário para descobrir qual a ração ideal para o animal de acordo com seu biótipo, peso, raça e tamanho.

 

. Estimule a prática de exercícios: passeie com o cão ao menos duas vezes por dia, e incentive o gato a correr atrás de bolinhas, mas respeite a condição física do animal e fique atento ao seu limite.

 

. Limite-se a dar apenas ração: é o alimento mais completo para o animal, portanto, não há necessidade de oferecer a ele outros alimentos, muito menos aqueles que nós consumimos, como pão e bolacha.

 

. Divida a ração em porções ao longo do dia: além de evitar que comam tudo de uma só vez, vai dar a sensação de que sempre haverá comida, o que faz com que sintam menos fome.

 

. Pese o animal: é importante sempre pesar o animal para controlar o seu peso, ou, a perda do peso.

 

. Mantenha a dieta: independentemente de o animal ter alcançado o peso ideal, é importante manter a dieta para evitar que volte a ganhar peso.

           

Obesidade é um assunto sério, para humanos e animais. Garantir uma vida saudável é fundamental para todos; combater e prevenir a obesidade não se trata apenas de uma questão de estética, mas de saúde também.

Dicas

Produtos