Skip to main content

Atchim! Será que é gripe?

Voltar

Com as oscilações de temperatura, a gripe felina pode surgir e deixar o seu pet bem doentinho, mas para que isso seja evitado, vamos falar um pouco sobre prevenção e cuidados.

Podendo ser causada por vírus ou bactérias, a gripe felina apresenta sintomas parecidos com os da gripe em humanos (febre, espirro e secreções oculares e nasais), embora não exista transmissão de felinos para seres humanos ou vice versa.

Embora seja uma doença muito comum, pode ser facilmente prevenida quando as vacinações estão em dia.

A gripe felina ou também chamada de Rinotraqueíte pode apresentar sintomas como – tosse, espirros, febre, falta de apetite e secreções oculares e nasais. Sendo o espirro a principal forma de propagação da doença, os felinos mais afetados costumam ser os que possuem contato com outros animais ou que têm fácil acesso à rua, a doença pode acometer felinos de qualquer idade, embora seja mais agressiva em filhotes e idosos.

A única forma de prevenir o seu gatinho da gripe, é por meio da vacinação, por isso, os tutores devem estar sempre em dia com as vacinações, o reforço da medicação deve ser feito anualmente para evitar uma possível infecção.

Além da vacina, é importante manter os locais em que o pet circula sempre limpos, desinfetados e bem ventilados, desta forma o contágio será reduzido.

A rinotraqueíte é uma doença do trato respiratório que acomete principalmente filhotes ou felinos com baixa imunidade. Uma vez que forem contaminados, os gatinhos serão portadores do Herpesvirus Felino tipo 1, e a doença pode voltar a se manifestar em momentos de estresse ou quando houver queda na imunidade.

Enisyl-F® é um suplemento nutricional para gatos adultos e filhotes a base de L-lisina que auxilia as defesas naturais do gato. Extremamente palatável, aceito pela maioria dos gatos e pode ser aplicado diretamente na boca, sobre o focinho ou na pata, onde ele possa lamber.

Dicas

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

  • Você sabia que o focinho é como se fosse a digital de um cachorro? Cada animal da espécie possui um padrão único, o que faz o nariz de um, não ser o focinho do outro.

    A partir dessa informação, uma startup - a Megvii, lança um app capaz de identificar o seu pet. A inteligência artificial garante 95% de precisão nas buscas. Uma alternativa incrível ao uso de microchips destinados para os mesmos fins.

    Como funciona o aplicativo?

  • Um estudo realizado com pets e homens na Europa e publicado na revista European Radiology, revelou que em média, existem mais bactérias potencialmente infecciosas na barba de um homem do que na pelagem de um pet.

    Todos os homens que participaram do estudo tinham altas cargas de bactérias nos pelos faciais, mesmo apresentando condições perfeitas de saúde, enquanto 76% dos pets apresentaram bactérias em seu pelo. Foram consideradas provas de ressonâncias magnéticas nos pelos e no aparelho que realizou a coleta nos animais e nas pessoas.

  • A pesquisa realizada recentemente pela Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra que as embalagens de rações não são suficientemente esclarecedoras para os proprietários de cães e gatos.

Gripe felina

Produtos