Skip to main content

Sexta-feira 13 e seus mistérios

Voltar

Com certeza você já ouviu falar das histórias de azar associadas aos gatos pretos e ao número treze, embora se trate apenas de um animal indefeso e sem maldades e um número qualquer, vamos te contar de onde vem essa lenda.

A história do gato preto começou na Idade Média, naquela época as pessoas acreditavam que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos e sua cor, eram bruxas transformadas em animais, por isso eram motivo de pânico e superstição entre as pessoas.

As mulheres acusadas de bruxaria eram banidas das comunidades e acabavam adotando animais abandonados e por isso os gatos pretos passaram a ser associados a feitiços e bruxarias.

Os gatos pretos são como qualquer outro felino, independentes e carinhosos e todos merecem carinho. Até hoje os gatos pretos sofrem preconceito por parte das pessoas que acreditam em lendas populares.

Algumas ONGs e protetores de animais não doam gatos pretos na Sexta-feira 13, pois infelizmente ainda existem pessoas que praticam o mal contra o animalzinho.

Por isso, nesta data é importante proteger e conscientizar as pessoas que nenhum animal traz azar e todos merecem muito amor e carinho!

 

Dicas

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

  •  

    Diversos micro-organismos podem acometer o sistema urinário de cães e gatos

  • As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.

Sexta-feira 13 e seus mistérios

Produtos