Skip to main content

Você sabia que existem doenças que afetam tanto os cães quanto os gatos?

Voltar

Existem algumas doenças que são próprias de algumas espécies e outras que podem ser facilmente compartilhadas entre animais de diversas raças. Embora a evolução tenha separado os cães e os gatos em duas espécies diferentes, alguns aspectos permanecem iguais para ambos, por exemplo doenças que podem ser compartilhadas, de acordo com o vírus, bactéria e/ou fungo.

Veja mais sobre três doenças que podem afetar tanto os cães quantos os gatos:

 

1. Parasitas internos e externos

Podem ter várias causas, mas costumam afetar animais no primeiro estágio de vida ou animais que vieram da rua. Os parasitas mais comuns vão desde pulgas e carrapatos a verminoses, por exemplo por dirofilariose, tênias, ancilostomíase e ascaridíase.

Por isso, é importante manter em dia as vacinas e a vermifugação.

 

2. Doenças de pele

A sarna é uma doença comum que atinge pets, embora atinja principalmente os cães, esta pode ser facilmente transmitida entre cães e gatos. Os pets também podem desenvolver dermatite, mas nesta doença, a causa precisa ser investigada corretamente.

 

3. Raiva

A raiva é uma doença infecciosa e aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, essa doença pode infectar todos os mamíferos, incluindo o ser humano.

Se não for tratada a tempo, pode levar à morte, pois atinge todo o sistema nervoso central.

 

É importante cumprir rigorosamente o calendário de vacinas dos pets, para evitar certos tipos de doenças e prolongar a vida do seu animalzinho também.

Dicas

  • As otites nos pets, normalmente, se manifestam através de sinais clássicos, como: coceira persistente, repetições no balançar de cabeça, odor, produção excessiva de secreções e dor. Caso seja observado um desses sinais, você deve levar o seu pet, imediatamente ao médico veterinário para que a causa seja identificada e prescrito o tratamento correto.
     

  • Para uma limpeza eficiente das orelhas do seu pet, primeiramente, é importante conhecer a estrutura do órgão. A orelha é dividida em 3 partes nos cães e gatos: orelha externa, média e interna.
     

  • Profissional da Vetoquinol Saúde Animal informa os sintomas, as doenças transmitidas e o método de prevenção

     

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

Você sabia que existem doenças que afetam tanto os cães quanto os gatos?

Produtos