As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
É hora de vermifugar, e agora?
VoltarPode ser cão ou gato, o importante é que todos merecem muito carinho e além disso, alguns cuidados iniciais devem ser tomados para garantir a saúde e o bem-estar animal.
Um dos primeiros cuidados com o pet além da primeira visita ao médico veterinário é a vermifugação. A vermifugação previne uma série doenças causadas por vermes intestinais, tais como, Toxocara canis, Ancylostoma caninum, entre outros.
É importante que mesmo que sejam adultos, os cães e gatos sejam vermifugados de 1 a 2 vezes por ano, de acordo com a orientação do médico veterinário, pois embora o animal não apresente sintomas, ele pode estar infectado.
Alguns sinais podem indicar que o seu pet está com vermes, tais como: vômitos, diarreia, fezes com muco e/ou sangue e inclusive lamber ou coçar a região perineal.
Alguns parasitas não contaminam apenas cães e gatos, alguns podem contaminar também as pessoas, sendo consideradas zoonoses.Cada parasita é combatido por uma medicação específica e que deve ser sempre prescrita pelo médico veterinário, pois ele é quem pode indicar o melhor tratamento para o seu Pet.
Ciurex Fagra® é indicado no combate das infestações causadas por parasitas nematóides e cestóides que infestam cães e gatos, veja mais em http://bit.ly/2DzC4va
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.