Skip to main content

Insuficiência renal em felinos: causas, sintomas e tratamento

Voltar

Para entendermos esta doença, é importante saber a função principal dos rins, que além de eliminar as toxinas através da urina, também é responsável por filtrar o sangue e produzir o hormônio chamado eritropoetina, que sintetiza os glóbulos vermelhos, sem a produção destes, o gato estará propenso à anemia e hipertensão.

As causas da insuficiência renal em felinos podem ser diversas, desde a alimentação, fatores genéticos ou até mesmo idade avançada, de qualquer forma, o tutor deve estar atento aos sintomas abaixo:

 

·         Sede constante

·         Urina em excesso

·         Perda de peso

·         Perda de apetite

·         Perda de ânimo para atividades rotineiras

·         Sinais de depressão

·         Gengivas pálidas

·         Mau hálito

·         Vômitos e diarreia

 

Ao identificar qualquer um destes sintomas, leve o animal imediatamente ao veterinário, para que ele possa fornecer o diagnóstico correto.

A doença não possui cura, porém com o tratamento adequado, é possível reduzir a evolução da doença e dos sintomas, quanto mais cedo for detectado, melhor será o bem estar do felino.

O tratamento adequado dependerá da condição física do animal, desde a mudança de hábitos alimentares (existem rações específicas para felinos com doenças renais) até remédios de acordo com o quadro clínico do animal.

Para evitar qualquer tipo de doença, forneça sempre água fresca e ração de boa qualidade, além de manter as vacinas e vermífugos em dia, juntamente com as visitas regulares ao veterinário.

Dicas

  • As otites nos pets, normalmente, se manifestam através de sinais clássicos, como: coceira persistente, repetições no balançar de cabeça, odor, produção excessiva de secreções e dor. Caso seja observado um desses sinais, você deve levar o seu pet, imediatamente ao médico veterinário para que a causa seja identificada e prescrito o tratamento correto.
     

  • Para uma limpeza eficiente das orelhas do seu pet, primeiramente, é importante conhecer a estrutura do órgão. A orelha é dividida em 3 partes nos cães e gatos: orelha externa, média e interna.
     

  • Profissional da Vetoquinol Saúde Animal informa os sintomas, as doenças transmitidas e o método de prevenção

     

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

Insuficiência Renal em Felinos

Produtos