Skip to main content

Você sabe o que seu pet come?

Voltar

A pesquisa realizada recentemente pela Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra que as embalagens de rações não são suficientemente esclarecedoras para os proprietários de cães e gatos.

Os autores relatam a falta de informações sobre alguns ingredientes, assim como quanto à sua qualidade nutricional e, em alguns casos, esses ingredientes ultrapassam as quantidades recomendadas por espécie. No caso dos felinos, por exemplo, algumas rações apresentam em sua composição um nível maior de carboidrato do que o indicado para o consumo diário.

Foram analisadas 82 amostras de 25 marcas e a maioria apresentam informações incorretas nos rótulos. “Encontramos praticamente milho e subprodutos da carne de frango, mas os rótulos fazem menção a ingredientes mais saborosos e de maior valor nutricional que não estão na ração”, disse o pesquisador Luiz Antonio Martinelli, que orientou o estudo.

Os pesquisadores recomendam, caso o animal ou o produto apresente algum problema, que os tutores procurem um veterinário e também que acionem o Serviço de Atendimento ao Consumidor referente ao produto.

A pesquisa passará por uma segunda fase, onde será avaliada a capacidade dos animais de digerirem esses alimentos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na PeerJ, revista científica de acesso aberto que divulga a investigação nas áreas de ciências biológicas e médicas.









 

Dicas

  • As otites nos pets, normalmente, se manifestam através de sinais clássicos, como: coceira persistente, repetições no balançar de cabeça, odor, produção excessiva de secreções e dor. Caso seja observado um desses sinais, você deve levar o seu pet, imediatamente ao médico veterinário para que a causa seja identificada e prescrito o tratamento correto.
     

  • Para uma limpeza eficiente das orelhas do seu pet, primeiramente, é importante conhecer a estrutura do órgão. A orelha é dividida em 3 partes nos cães e gatos: orelha externa, média e interna.
     

  • Profissional da Vetoquinol Saúde Animal informa os sintomas, as doenças transmitidas e o método de prevenção

     

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

Produtos

  • É indicado para cães e possui eficácia carrapaticida contra carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenoceplhalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o "mosquisto" transmissor da leishmaniose, o flebotomo Lutzomyia longipalpis.

     

    Coleira ectoparasiticida indicada para cães contra pulgas, carrapatos além de ação inseticida contra a Lutzomyia longipalpis “mosquitos” transmissores da leishmaniose.

    Composição:

  •  Limpa, hidrata e reequilibra as orelhas de cães e gatos, deixando uma agradável fragrância de limão.

    Solução auricular de limpeza profunda para cães e gatos. Sonotix® tem tripla ação:

    • Remove o cerúmen de modo rápido e eficaz
    • Mantém os ouvidos saudáveis
    • Neutraliza o odor

     

    Composição:

    Calêndula, Glicina Capriloil, Glicerina, Álcool isopropílico, Labrasol, Fragrância de limão, Polisorbato 80, Transcutol V, TRIS, Glicina undecilenoil, Água.

  • Antibiótico de 3ª geração. Moderno, Eficaz e Palatável.

     

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Flexadin Advanced é um suplemento alimentar com fórmula exclusiva para manter a saúde e dar mais qualidade de vida para cães de todas as raças e idades.

    Contém Colágeno de frango tipo II não desnaturado (UC-II), Vitamina E e Ômega 3.

  • Cimalgex é um anti-inflamatório de uso veterinário que contém cimicoxib e é apresentado em comprimidos palatáveis.

    Cimalgex é usado nos cães para tratar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite. Também é usado para controlar a dor e a inflamação associadas à cirurgia dos ossos ou dos tecidos moles.

    Composição

    Cada comprimido de CIMALGEX 8 mg contém:

    Cimicoxib...............................................8,0 mg

    Excipiente q.s.p..................................110,0 mg